quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Será que ele é?

É interessante analisar como as pessoas se portam a partir do momento em que surge a dúvida em suas cabeças, ainda mais se tal dúvida tem relação ou não com a sexualidade de um amigo próximo.

Tipo, eu sinceramente não acho necessário sair espalhando aos quatro ventos sobre a minha sexualidade, trata-se de algo relacionado a mim e pronto. Mas as pessoas que nos rodeiam, amigos, parentes, viszinhos, colegas de trabalho etc... “sempre precisam saber”. Mas porque disso? Bom... na maioria das vezes para saciar a curiosidade, outra, casos mais raros a meu ver, se dá no intuito de querer “ajudar” de alguma forma – not. Sou cético... é sempre pra saciar a curiosidade e ter pauta na hora da fofoca.

Bem... cada situação é única e deve ser bem observada. Recentemente um amigo passou por isso. Recebe uma mensagem de uma ameega dizendo que precisava falar com ele assim que possível sobre um assunto muito sério e que a preocupou demais. Pelo teor do restante da mensagem, lia-se claramente qual seria o tema da conversa. Pois bem, passados alguns dias, numa volta para casa, vem o comentário, “pois então... queria falar com você sobre uma coisa”... “pode falar”... “nossa nem sei por onde começar”... “pelo começo oras”, respondeu de forma irônica até.... “é que... [pausa]... vieram me falar que te viram em uma boate gay!”... “ah... mesmo?! Nossa que coisa hein”... “sim... e que você estava tão diferente”... “Hum...” morreu o assunto.

Que situação, inusitada até, mas acredito que já passamos por ela alguma hora das nossas vidas. Eu particularmente não me vejo em uma situação de tensão, hoje não, pelo contrário, instigaria a pessoa para saber o verdadeiro motivo de que ela precisaria saber sobre algo tão íntimo... provavelmente poderia até ser grosso no modo de falar, como já fui quando vieram me perguntar sobre isso, mas o fato é que não vejo a mínima necessidade dessa conversa, nem mesmo com família.

Não saio perguntando a ninguém o que eles fazem em quatro paredes, e muito menos sobre questões de suas vidas íntimas, então o por que de ser ou não ser gay gera tanta comoção e curiosidade nas pessoas que nos rodeiam? Bom... segundo uma teoria que recentemente li, e achei até engraçada, apontava que essa curiosidade partia do fato de tentar ocupar a mente da pessoa com algo diferente que compensasse a sua vida patética. Sinceramente... vai saber... mas somos todos curiosos... isso não há de se negar.

Claro que existem aquelas pessoas com as quais temos uma relação mais aberta, são pessoas que confiamos ao falar sobre as nossas vidas, sentimentos, medos etc... mas para isso, há de se ter um filtro enorme de seleção. Não é qualquer pessoa que podemos confiar, ainda mais vivendo em cidade de interior.

É notável que estamos em processo de transição blábláblá... mas não é por isso que acredito ser viável se expor de forma desnecessária, vivo minha vida para mim mesmo, procuro o que me faz feliz e não vejo motivos de publicar isso no jornal de domingo.

Mas o fato é que a curiosidade alimenta a alma das pessoas e isso pode ser prejudicial se não tomarmos o cuidado certo. Acredito que a amizade vale pelo respeito e consideração e não pela sexualidade, discurso manjando... mas pra mim super válido.

7 comentários:

  1. Eu acho pior é quando não perguntam e ficam cochichando pelas suas costas.
    Se perguntarem, dependendo de quem pergunta, eu explico. Não devo dar satisfações pra um parente distante ou qualquer um...

    ResponderExcluir
  2. agradecendo e retribuindo a visita, e que surpresa boa por aqui ... vc começou em alto estilo sua vida na blogosfera ... super interessante e com relevância os temas q vc proõe por aqui ...

    seguindo e linkado

    eu, como nasci e vivo em cidade grande nunca tive muito problema em me assumir ... para minha família e amigos seletos ... no mais quero mais q se lixem ... eu tenho a minha sexualidade muito bem definida e resolvida desde muito tempo ... mantenho a minha discreção mas não nego minha condição ... tenho um relacionamento q completará dia 26 35 anos (não se assuste é isto mesmo) e esta união é compartilhada com família e amigos homos e héteros ... mas é isto né? cada um com sua história ... mas fuxico na minha vida nunca ... não vem q não tem ... aí jogo pesado cara ...

    ps: adoro tb esta canção q vc postou ... putz esta versão ficou maravilhosa ... "I was made for lovin' you" do kiss cantada pela Maria Mena.

    parabéns mais uma vez

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Achei validissimo o que vc falou, realmente a maioria das pessoas só querem saber para satisfazer sua curiosidade...

    Interior ainda é foda essas coisas né? Mas as vezes aqui na cidade grande a coisa é simplesmente: DO MESMO JEITO.

    Adorei a aborgadem :)

    ResponderExcluir
  4. ok, desisto... essa porra comeu dois dos meus comentários. Pelo menos tem algo sendo comido, né.

    ResponderExcluir
  5. Ok, eu sou insistente.
    Enfim, concordo. Esse negócio de falar é uó. Repito> hetero não diz aos quatro ventos que é hetero (salvo os retardatários do clube.engana.si.mesmo - rs). Enfim, é um resumo dos ultimos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Drico. Adorei seu blog; li ele todinho.
    Sabe, eu fico admirado como as pessoas se ocupam com esse tipo de curiosidade mesmo sabendo que não vai fazer diferença nenhuma na vida delas. Enfim, a humanidade não dá saltos, então, vai demorar muito tempo ainda para sermos tratados como normais que somos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Acho indigno isso...
    da ate processo, sabia?
    Ih, ta rolando um bafo no meu trabalho graças a essas fofoquinhas...

    ResponderExcluir