sábado, 15 de agosto de 2009

Ser Passional

Muitas pessoas das que conheço sentem uma certa insegurança ao expor seus sentimentos, seja por achar cedo demais, fatídico demais ou meramente dispensável.

Será que é possível dizer que existe um tempo certo pra expor o que se sente?

Tenho amigos que dizem só expressar alguma palavra nesse sentido depois de determinado tempo de envolvimento... outros dizem que esperam a primeira tacada para rebater, e tem aqueles, com um feeling mais a flor da pele que dizem bastar se verem confortáveis para tanto... ou seja... teorias existem aos montes.

Bom... pessoalmente não sou de esconder os meus sentimentos... posso dizer até que jamais deixei passar uma oportunidade de expressar um "te adoro", "gosto de você", "você é importante para mim" ou o famoso "eu te amo"... desde que realmente sentisse isso obviamente... falar por falar, banalizando sentimento, não é comigo, longe disso... acredito que dizer o que realmente se sente pela outra pessoa é plenamente saudável quando isso vem do coração.

Tá certo que muitas vezes esse tipo de situação pode causar um impacto grandioso na outra pessoa que talvez se sinta até obrigada a retribuir as palavras – fato!

Então... como ter uma certa segurança para finalmente dizer o que se sente sem querer espantar o gateenho que você tanto gosta? Bem queridos... cada um, mesmo dizendo que não, sabe quando pode adentrar nesse ponto... é o tal de sentir o ambiente em que se pisa... mas esse detalhe não é suficiente pra te impor segurança em determinadas situações... logo não se pode ter plena certeza da reação que pode causar a princípio.

Fica então o impasse: arriscar ou manter-se na retaguarda? Gente... Muro que simplesmente não dá pra ficar eternamente.

Li certa vez que “nem sempre devemos ser tão verdadeiros ao extremo e muitos dos nossos sentimentos tem que ficar restritos ao nosso coração, pois quando são expostos, ficamos a deriva de julgamentos alheios e com todos os nossos pontos de conflitos ao alcance de pessoas que possam nos ferir e manipular”.

Tudo bem... concordo, de certa forma, com essas palavras. Ao demonstrar os nossos sentimentos acabamos nos colocando em uma posição de risco... mas o que é a vida senão viver em eterno risco? Nada mais excitante e que nos faz sentir vivos do que isso. Ficar na retaguarda não faz meu feitio.... por isso sou da teoria de deixar acontecer e fazer cada momento valer a pena, pois não se sabe se terá a mesma oportunidade outra vez. Há casos em que nem sempre as coisas saem como queremos ou esperamos... é só não pecar para que o excesso possa causar o famoso descaso... no mais... expressar o que se sente liberta a alma acima de tudo. E tenho dito!


2 comentários:

  1. mas, realmente... dá um medo. Ser bobo, ser passional, dizer um "eu te amo" e ouvir risadas humilhantes como resposta...

    ResponderExcluir
  2. Não tem tempo certo, mas precisa surgir de forma natural, quando se quer falar, tem gente que manda um "te amo" com tão pouco tempo que assusta um pouco...

    ResponderExcluir